Língua Afiada
   Eleições e óleo de peroba

Começou a corrida eleitoral em todo o país. Quero dizer: começou a corrida por quatro anos de vida mansa, com salário pago pelo dinheiro público. Milhares de candidatos Brasil a fora vão disputar o voto dos eleitores nas eleições municipais de outubro. Aqui em Boa Vista (RR) até agora 213 candidatos se registraram na Justiça Eleitoral para disputar uma cadeira na Câmara Municipal.

Vai ser uma verdadeira briga de foice para conqui$tar o eleitorado. Principalmente agora, que as vagas de vereador foram reduzidas de 17 para 13 por determinação do juiz da 5ª Vara Erick Linhares. Certamente, vamos assistir a um show de promessas incumpríveis e de canalhices nos bastidores até terminar a campanha. Em breve vai começar os programas de índio, digo, os programas eleitorais (os índios não merecem isso!). Como diria aquela personagem da novela global “ninguém merece”. Haja saco e óleo de peroba para tantos caras-de-pau!!!

Por outro lado, nós, jornalistas, estaremos meio que amordaçados sem poder emitir opinião sobre os candidatos. Isso porque a Lei Eleitoral que veio a lume (essa foi profunda!) em 1997, sob o pretexto de "evitar excessos" e "dar oportunidades iguais a todos" impede a livre emissão de opinião sobre candidatos e candidaturas. Como disse o colega jornalista Marcelo Tas, "para defender a democracia a lei agrediu a liberdade de expressão". Irônico, não?!!! A Lei Eleitoral diz que: 1) É proibido difundir opinião favorável ou contrária a candidato, bem como dar tratamento privilegiado a partido ou coligação; e 2) É vedado às emissoras de televisão, usar montagem ou outro recurso de áudio ou vídeo que ridicularizem o candidato. Sem a imprensa poder mostrar quem são os candidatos, quais suas propostas ou a falta destas, o público pode ser mais facilmente enganado.

PS: E como barulho pouco é bobagem, o ex-governador Neudo Campos (PP) é candidato à Prefeitura de Boa Vista. Haja óleo de peroba!!!.

OBS: a charge acima foi publicada pela Folha de São Paulo.
 

 



 Escrito por Luiz Valério às 17h51
[] [envie esta mensagem]


 
   Minha pequena Julhinha

Ontem tive uma grata surpresa: fiquei sabendo que minha filha Teresa Júlia, de apenas quatro anos, está praticamente alfabetizada. Ela já escreve palavras com mais de três sílabas ditadas pela mãe sem nenhum erro de ortografia. E o melhor, a caligrafia da minha pequena não tem nada de garrancho. Na creche onde estuda ela faz exercício de caligrafia e já usa a letra cursiva com competência. É o orgulho do papai coruja. A minha pequena Julinha vive à procura de livros para ler (ou ver as figuras) e não dá sossego querendo ouvir estorinhas. Pelo visto será uma leitora compulsiva, como o pai. Pena que eu não tenha uma foto digital dela para publicar aqui neste momento.

 Escrito por Luiz Valério às 12h07
[] [envie esta mensagem]


 
   Barrado no Vôo

O secretário de Fazendo do Estado de Roraima Vivaldo Barbosa foi retirado pela Polícia Federal de dentro da avião da Varig, na madrugada de hoje, sexta-feira, quando tentava embarcar para São Paulo, segundo fonte da empresa de aviação. Ele estaria utilizando o bilhete de passagem emitido em nome do seu filho, que também embarcava em vôo da mesma empresa e no mesmo horário em Manaus. O sistema da Varig acabou acusando a duplicidade de passagem. Uma vez detectada a esperteza, o vôo, que estava para sair, teve que esperar um pouco mais e a PF foi acionada para abortar a viagem do nobre secretário, que pode vir a ser indiciado por falsidade ideológica.

 Escrito por Luiz Valério às 11h47
[] [envie esta mensagem]


 
   Aniversário de Boa Vista

Boa Vista estará completando amanhã 114 anos de fundação. A cidade foi o primeiro povoado característicamente urbano do Estado de Roraima e teve como primeiro prefeito o coronel João Capistrano da Silva Mota, que hoje dá nome a um dos hospitais da rede estadual de saúde. A capital de Roraima foi elevada à categoria de cidade no dia 09 de julho de 1890, através do Decreto estadual de número 49, assinado pelo então governador do Estado do Amazonas, Augusto Ximeno de Villeroy, a quem o território roraimense estava subordinado. Até aquela data Boa Vista tinha o nome de Freguesia Nossa Senhora do Carmo. Hoje, passado mais de um século, a capital macuxi tem um dos desenhos urbanos mais bonitos do Brasil, somente no centro da cidade, diga-se de passagem. Os problemas estruturais, no entanto, ainda são inúmeros: falta de saneamento básito e esgotamento sanitário, ruas da periferia sem asfalto entre tantos outros que esperam solução. É uma pena que as sucessivas administrações do Município não tenham tido competência para dotar a cidade dos serviços de infra-estrutura básicos que o seu povo necessita. As ruas centrais da cidade quase fazem lambrar uma Curitiba (desculpem pelo exabgero!), mas as da periferia... 



 Escrito por Luiz Valério às 19h33
[] [envie esta mensagem]


 
  

A publicação da foto acima vale pela sua beleza plástica, além de expressar um momento de fé dos ortodoxos russos que rezam diante da imagem da Virgem Maria durante procissão em Tikhvin. A foto foi publicada na seção Últimas Notícias do Uol. Lembro agora de um trecho da música dos Engenheiros do Awai: "É preciso fé cega e pé atrás/Olho vivo, faro fino/E tanto faz". O que teriam estes versos a ver com esta foto? Nada! Dirão alguns. Será? Ás vezes a fé ou a religiosidade exagerada leva a extremismos, como acontece no Oriente Médio onde homens e mulheres se matam e matam semelhantes em nome de Alá.  



 Escrito por Luiz Valério às 19h16
[] [envie esta mensagem]


 
   Polícia com medo

Os novos policias civis recém-concursados pelo Governo do Estado e que devem assumir seus postos nos próximos dias se mostram temerosos quanto ao perigo que poderão enfrentar no exercício da atividade. É que os policiais civis federais vão ficar centralizados no 4º Distrito e os novatos ficarão responsáveis pelos demais Delegacias de Polícia. Eles temem ser mandados para as missões mais árduas no enfrentamento dos bandidos e dizem que, devido à falta de experiência, podem ser surpreendidos pela violência e estúcia com que estes agem. Faz sentido. Em Manaus (AM), faz algum tempo, policiais civis que haviam recém ingressado na carreira foram incorporados ao policiamento de elite e, como resultado, dois deles foram assassinados pela bandidagem. Por outro lado, quem escolheu seguir a carreira de policial precisa estar consciente dos riscos que corre. Afinal, o treinamento na Academia de Polícia serve para treinar os novos policiais para situações arriscadas. Ou pelo menos deveria.

 Escrito por Luiz Valério às 19h05
[] [envie esta mensagem]


 
   "A lua não tem nada de São Jorge"

Ontem deu para eu entender porque a lua é há séculos a musa inspiradora dos poetas. Olhando para o satélite natural da terra de telescópio, pela primeira vez, pude ver detalhes exuberantes da eterna musa. As manchas escuras que vemos a olho nu se revelam, com o uso do telescópio, um terreno diferente, talvez arenoso (?). Mas, o mais impressionante, mesmo, são os detalhes das crateras: exuberantes e lindas. No que apreciava os detalhes da "Mãe Lua" aproximou-se um vendedor de crepe que quis olhar um pouco para ela também. Olhou, olhou e olhou... Depois, com um sorriso sem graça no rosto, apesar da emoção de ver a lua de uma forma diferente, mais próxima, disse desiludido e decepcionado: "a lua não tem nada de são Jorge". Achei a frase o maior barato e estou registrando aqui. É impressionante como as pessoas simples ainda acreditam que o velho e bom São Jorge mora mesmo na lua e vive a travar briga com o horrendo dragão. É meu amigo, definitivamente, "a lua não tem nada de São Jorge", mas vai continuar no céu sempre linda a iluminar as noites. Quer dizer, Luca com São Jorge, somente nos poemas e nas letras de música. Como diria o cantor Djavan: "São Jorge, por favor me empresta o dragão". É isso aí.  



 Escrito por Luiz Valério às 15h58
[] [envie esta mensagem]


 
   (in)Segurança em Roraima

Faz alguns dias que não atualizava o meu blog. São muitos afazeres e pequenos problemas que acabam me tirando o tempo de blogar e trazer algo de novo para este espaço. Mas hoje tem novidade. Uma fonte da polícia me contou esta manhã que hoje o secretário de Segurança, Francisco Sá Cavalcante, vai anunciar a contratação dos policiais civis para assumir o lugar dos que serão exonerados e ameaçam fazer greve. Isso deve acontecer ainda hoje (se já não ocorreu), pois só agora, às 14h20, é que estou tendo tempo de parar para escrever. Eu defendo a contratação o mais rápido possível de novos policiais para renovar os quadros da Segurança, pois o próprio secretário já disse a este repórter com todas as letras: mais de 60% dos atuais policiais civis estão envolvidos em algum tipo de crime. Desse jeito, a quem recorrer? Como diriam por aí: chamem os bandidos que eu estou com medo da polícia.



 Escrito por Luiz Valério às 15h29
[] [envie esta mensagem]


 
   Entrevista com a Gil

Este repórter entrevistando a cantora Gilmelândia, a Gil, ex-banda cheiro de amor

Esta eu fui buscar no baú de pequenas e recentes recordações: ano passado tive o prazer de entrevistar a cantora Gilmelândia (Vocês sabiam que o nome verdadeiro dela é esse?), a Gil, ex-banda Beijo, para a Rádio Folha. Digo prazer de entrevistar mais pela figura agradável que ela é e menos pelo estilo de música que ela canta que, confesso, eu não gosto. Mas a Gil é de um alto astral incrível. Além de causar um frenesi sem tamanho na Redação da Folha, ainda teve que posar para incontáveis fotos com seus fãs. Entre uma foto e outra concedia entrevista a este repórter, que acabou sendo fotografado também. Aproveito agora para publicar esta imagem no meu blog.



 Escrito por Luiz Valério às 15h13
[] [envie esta mensagem]


 
  [ ver mensagens anteriores ]  
 
 
Meu perfil
BRASIL, Norte, BOA VISTA, CENTRO, Homem, de 26 a 35 anos, Portuguese, English, Livros, Informática e Internet
AIM -


HISTÓRICO
 28/11/2004 a 04/12/2004
 21/11/2004 a 27/11/2004
 14/11/2004 a 20/11/2004
 07/11/2004 a 13/11/2004
 31/10/2004 a 06/11/2004
 17/10/2004 a 23/10/2004
 10/10/2004 a 16/10/2004
 03/10/2004 a 09/10/2004
 26/09/2004 a 02/10/2004
 19/09/2004 a 25/09/2004
 12/09/2004 a 18/09/2004
 05/09/2004 a 11/09/2004
 29/08/2004 a 04/09/2004
 22/08/2004 a 28/08/2004
 15/08/2004 a 21/08/2004
 01/08/2004 a 07/08/2004
 25/07/2004 a 31/07/2004
 18/07/2004 a 24/07/2004
 11/07/2004 a 17/07/2004
 04/07/2004 a 10/07/2004
 27/06/2004 a 03/07/2004
 20/06/2004 a 26/06/2004
 13/06/2004 a 19/06/2004
 06/06/2004 a 12/06/2004
 30/05/2004 a 05/06/2004



OUTROS SITES
 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis
 Bolg do Tas
 Ziriguidum
 Blog do Léo
 Gerald Thomas
 Notícias do Rádio
 Escritura Profana
 eraOdito
 Revista Imprensa


VOTAÇÃO
 Dê uma nota para meu blog!





O que é isto?