Língua Afiada
   Absurdo

Lidar com doença na família é algo desgastante. O pai de uma conhecida, que está doente há dias, tem peregrinado pelos hospitais de Boa Vista em busca de tratamento. Vendo a falta de qualidade no atendimento dos hospitais públicos, os filhos desse senhor sentiram a necessidade de levá-lo para o hospital Unimed. Por doze horas de internação, tratamento e medicação a família teve que desenvolsar nada menos que R$ 3.100,00. Um absurdo! O jeito foi retirá-lo de lá e reencaminhar para um hospital público. Desde ontem a pessoa em questão convalesce de infecção generalizada em um dos leitos da UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) do Hospital Geral Rubens de Sousa bento.  

 Escrito por Luiz Valério às 20h48
[] [envie esta mensagem]


 
   PATERNIDADE

Depois do orgasmo

A responsabilidade;

Compromisso com a vida

Que vem sem pedir permissão.

Olhos curiosos, pequenas janelas

Abertas para o amanhã.

Cabeça que procura colo,

Ações egocêntricas

Pra chamar atenção.

Um coração novo que bate

Aceleradamente. Vida em pulsação.

Uma mão pequena

Que procura a mão do tempo para segurar.

Olhos que brilham na direção do futuro;

Choros na noite, medo do escuro;

Escola, carinho, palavras de afeto...

Filhos são pra sempre

Sem limite de idade ou de distância.

Depois do gozo, não tem jeito

Filhos ocpuam todo o espaço do peito.

 



 Escrito por Luiz Valério às 18h17
[] [envie esta mensagem]


 
   Dicas de leitura

  • Costumo dizer que livros são uma janela para o mundo. Para os apreciadores de fotografia recomendo o livro do foto-jornalista Eder Schiodetto "O Espaço do Escritor". O autor traçou um perfil de 36 escritores brasileiros, com entrevistas e depoimentos, e registrou com as lentes da sua câmera o espaço de criação de grandes autores brasileiros, como Lygia Fagundes Teles, Carlos Heitor Cony, Hilda Hilst, João Ubaldo Ribeiro, Luis Fernando Veríssimo, entre tantos outros notáveis da Literatura nacional. Na apresentação da obra Schiodetto diz, de forma espirituosa, que sempre quis dissecar o mundo dos escritores "esses mentirosos".  É realmente uma leitura imperdível. Li e recomendo.

 

  • A revista Caros Amigos, que considero hoje o melhor periódico de política e opinião do país, publicou uma edição especial sobre terrorismo. Trata-se de leitura obrigatória para quem quer entender a gênese dos conflitos étnicos e das "guerras contra o terror" que têm eclodido por todo o globo, principalmente no Oriente Médio, desde a segunda metade do Século XX. A leitura do material pode ser de grande utilidade para professores de História. Os artigos e matérias contidos na edição especial que leva o sugestivo título de "Terrorismo - quando o homem vira bicho" demonstram, através de fatos históricos, a participação e mesmo o financiamento, pelos Estados Unidos, de grande parte dos mais terríveis e sangrentos conflitos que eclodiram em várias partes do globo no século passado. Isso sem falar no financiamento das didaturas que aterrorizaram toda a Amércia Latina.

 

  • Outra boa opção de leitura para este fim de semana é o mais novo livro de Chico Buarque de Holanda - Budapeste. Com seu estilo inconfundível, Chico construiu um romance que pode ser lido de um só fôlego, tamanha a sua originalidade. Conta a história de um escritor anônimo que foi parar em Budapeste por causa de uma ligeira pane no avião. Lá, conheceu uma moça chamada Kriska com quem manteve um romance e aprendeu a falar a língua do país. Vive de forma miserável, enquanto figuras sem nenhum pendor literário usufrem da fama construída pelas história que escreve sob encomenda. Em resumo, é isso. 


 Escrito por Luiz Valério às 12h52
[] [envie esta mensagem]


 
   O que será?

O que estariam esses cachorrinhos farejando na Assembléia Legislativa? Ah! corre nos bastidores que está para ser deflagrada a terceira fase da operação "Praga no Egito" ou "Caso Gafanhotos". Como confusão pouca é bobagem... é aguardar para conferir. (a foto é de Tana Halu, colaborador deste blog)

 Escrito por Luiz Valério às 15h51
[] [envie esta mensagem]


 
   Saúde na UTI

Estava na fila de um banco, esses dias, quando uma servidora da Saúde estadual se aproximou e disse: tudo que você escreveu na matéria sobre o Pronto Socorro é verdade. Ela se referia à materia "PS - Pacientes reclamam de atendimento precário", publicada na edição de segunda-feira da Folha de Boa Vista. O problema, segundo a enfermeira, é falta de recursos. Ela afirmou que a direção do PS tem conhecimento de toda a situação, mas está de mãos atadas devido a carência de dinheiro.

Todas as deficiências detectadas por este jornalista-blogueiro na visita feita ao Pronto Socorro, no domingo, 1º de agosto, já haviam sido, segundo a servidora, listadas e entregues a quem tem poder de decisão na Secretaria de Saúde. Foi até formada uma comissão para cobrar providências e soluções para os problemas existentes. As queixas de falta de medicamentos e material de expediente, como luvas e seringas foram reforçadas. "Tem dias que chegam pessoas sangrando muito e não tem luvas para atendermos. Corremos um risco constante de contaminação", relatou. É triste!

No entanto, a fonte disse que há um problema crônico que dificulta ainda mais a situação no PS. Casos que poderiam ser atendidos nos Centros de Saúde do município acabam sendo levados para o hospital. Os postos de saúde também têm suas deficiências. "É impossível atender todo mundo", alegou. Outro ponto que contribui para completar o cenário de caos naquela casa de saúde é o fato de pessoas que não têm onde morar buscarem guarida lá para pernoitar. Fazem do PS um abrigo noturno. A servidora disse ser necessária a construção de uma casa-abrigo para receber essas pessoas.

PS: Qual a explicação para que a Secretaria de Saúde não preste contas desde 2003?   



 Escrito por Luiz Valério às 15h08
[] [envie esta mensagem]


 
   Estado crônico

Roraima vive dias de trovão. Andar pelas ruas é perceber a desesperança estampada no rosto de uns tantos e um sorriso de vitória na face de outros. Há um atmosfera de incerteza, uma aprensão que teima em não passar. Enquanto de um lado, uns sonham galgar os degraus do poder, do outro tem gente se segurando nas rebarbas do tapete para não cair em definitivo.

É uma situação que não deixa de incomodar. Até porque havia um leve sinal de que as turbulências estavam começando a passar e que o estado das coisas se normalizariam. Afinal, desde a criação desse Estado - há 15 anos - os seus moradores mais conscientes vivem na esperança de ver cada coisa no seu lugar, como de fato deve ser. Em todos os pontos de Boa Vista o questionamento é: o que vai acontecer daqui para a frente? 

As possibilidades são muitas: Ottomar Pinto pode assumir tão logo o TRE se manifeste; o governador Flamarion Portela poderá continuar exercendo o mandato enquanto recorre; o presidente da Assembléia Legislativa poderá ser escolhido para assumir o governo enquanto se convoca uma nova eleição ;ou a própria Assembléia poderá eleger um governador tampão, enquanto se realiza uma nova eleição. Como estou aqui como hóspede dessa gente acolhedora, mas mal representada politicamente, torço para que tudo se resolva da melhor forma possível. Roraima precisa acontecer positivamente. Chega de escândalos!  

 



 Escrito por Luiz Valério às 14h52
[] [envie esta mensagem]


 
   Bombeiro particular

Não é que uma viatura do Corpo de Bombeiros foi autorizada para lavar a calçada do prédio onde se realizou, no sábado, a festa de casamento do filho do ex-governador Neudo Campos. A autorização partiu do oficial de plantão na sexta-feira, major Alexon Mamede. Ele disse que não tinha conhecimento que no local se realizaria a festa de casamento do predileto do ex-governador. "Mas se soubesse teria autorizado do mesmo jeito". O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Edvaldo Amaral, ouvido por este jornalista-blogueiro disse que não tolera esse tipo de procedimento e que vai tomar as medidas cabíveis. Êta, Roraima!  (a foto é de Tana Halu)



 Escrito por Luiz Valério às 20h58
[] [envie esta mensagem]


 
   Vivendo de biscate

Viver de biscate em Boa Vista está mais mais lucrativo do que trabalhar de carteia assinada. Pedir esmolas também, muito embora este seja em estilo de vida (?) que considero degradante para a pessoa humana. Não devia haver gente em condição tão miserável no mundo ao ponto de pedir esmolas. Mas existe. Muito embora alguns peçam sem necessidade.

Bom, mas como ia dizendo, tem pai de família e adolescentes olhando carro no centro da cidade que ganha perto de dois salários mínimos. Não querem nem saber de trabalho formal. Pra quê? Ganhar a merreca de um salário mínimo? Nem pensar! Eles dizem que chegam a fazer até R$ 100 por senama pastorando carro (pastorar é novo! lembrei do meu tempo de menino no interior do Ceará).  

E de acordo com o sociólogo Vicente de Paula Joaquim, do IBGE, a informalidade no mercado de trabalho vai continuar a crescer. A última pesquisa feita em 1997 apontou que 85% dos trabalhadores informais não têm sequer o ensino médio completo e muito menos vontade de mudar de vida. Estão conformados com avida que levam. A próxima pesquisa que está para ser divulgada pelo órgão deve apontar um acréscimo nesses dados. É o Brasil! (Veja matéria completa na Folha de Boa Vista: www.folhabv.com.br)



 Escrito por Luiz Valério às 20h41
[] [envie esta mensagem]


 
   S.O.S saúde de Roraima

Entra ano, sai ano e a situação do sistema de saúde pública do Estado de Roraima continua precaríssima. Semana passada, este jornalista-blogueiro recebeu várias denúncias de parentes de pacientes que estiverem internados no Pronto Socorro Francisco Elesbão. Sujeira nas pias dos quartos e nos banheiros, roupas de cama sem trocar durante dois dias e até uma agulha esquecida no leito de um enfermo. Pasmem! O coitado acordou pela madrugada sendo espatado. Ninguém quis assumir a culpa.

Um outro caso foi o de um paciente que estava literalmente sendo comido pelas formigas. A acompanhante do homem que acordou sendo espetado pela agulha esquecida na sua cama viu umas "formiguinhas nada camadas" andando pelos tornozelos do paciente, que sofria de paralisia nos membros inferiores, e teve a preocupação de ir conferir. Levantou um pouco mais a roupa do rapaz, que estava dormindo feito anjo, e viu que a região próxima da sua virilha estava na carne viva. Refeição de formiga! Seria cômico se não fosse trágico.

Contatada por este repórter-blogueiro, a Assessoria de Comunicação da Sesau se apressou em descredenciar as denúncias. Era tudo exagero. Convidou-me para ir conferir "in loco" como estava tudo em ordem no PS. Pra quê? Pude constatar que as denúncias são todas verídicas, sim.

As máquinas da lavanderia estão sucateadas. Na verdade, apenas uma funciona e, segundo o funcionário de plantão ontem, quebra com freqência. As mulheres encarregadas de secar e passar as roupas dos pacientes e os panos de cama confirmaram: falta roupa de cama para o centro cirúrgico e para todos os blocos constantemente. Uma enfermeira recém-concursada disse que falta material de expediente, como seringas de 10ml e luvas. A situação e realmente triste! (veja matéria completa na Folha de Boa Vista: www.folhabv.com.br)



 Escrito por Luiz Valério às 20h17
[] [envie esta mensagem]


 
  [ ver mensagens anteriores ]  
 
 
Meu perfil
BRASIL, Norte, BOA VISTA, CENTRO, Homem, de 26 a 35 anos, Portuguese, English, Livros, Informática e Internet
AIM -


HISTÓRICO
 28/11/2004 a 04/12/2004
 21/11/2004 a 27/11/2004
 14/11/2004 a 20/11/2004
 07/11/2004 a 13/11/2004
 31/10/2004 a 06/11/2004
 17/10/2004 a 23/10/2004
 10/10/2004 a 16/10/2004
 03/10/2004 a 09/10/2004
 26/09/2004 a 02/10/2004
 19/09/2004 a 25/09/2004
 12/09/2004 a 18/09/2004
 05/09/2004 a 11/09/2004
 29/08/2004 a 04/09/2004
 22/08/2004 a 28/08/2004
 15/08/2004 a 21/08/2004
 01/08/2004 a 07/08/2004
 25/07/2004 a 31/07/2004
 18/07/2004 a 24/07/2004
 11/07/2004 a 17/07/2004
 04/07/2004 a 10/07/2004
 27/06/2004 a 03/07/2004
 20/06/2004 a 26/06/2004
 13/06/2004 a 19/06/2004
 06/06/2004 a 12/06/2004
 30/05/2004 a 05/06/2004



OUTROS SITES
 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis
 Bolg do Tas
 Ziriguidum
 Blog do Léo
 Gerald Thomas
 Notícias do Rádio
 Escritura Profana
 eraOdito
 Revista Imprensa


VOTAÇÃO
 Dê uma nota para meu blog!





O que é isto?